terça-feira, 1 de junho de 2010

Um chamado a integralidade.


"O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. Achando-o um homem, escondeu-o de novo, então em sua alegria foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo".

Ultimamente Deus tem me levado a entender na prática um pouco mais sobre a mensagem desse versículo.

Então quer dizer que o Reino dos céus é como um tesouro escondido... Só o fato de estar escondido já é bastante curioso. Quanto privilégio! Encontrar um tesouro escondido!
Não é qualquer um que encontra um tesouro, se estiver escondido então...

E não é que o Reino de Deus é escondido mesmo? Fazendo uma breve reflexão isso já se torna claro! A maioria das pessoas nem sabe da existência do Reino de Deus e se você fala a respeito ainda custa a acreditar. Essa “história” de amar o próximo como a si mesmo, dar a vida pelos amigos, ter o Espírito Santo como fiel companheiro, receber dons mirabolantes da parte de Deus e falar em língua de anjo, definitivamente não está estampado nos jornais, nem é tema de novela da globo.


Mas... Todo tesouro escondido tem mapa e quem o procura com diligencia é provável que encontre. Esse tesouro ao qual o texto se refere tem mapa com caminho certo... Foi Ele mesmo (Cristo) quem disse:
“Vós conheceis o caminho para onde eu vou, eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Logo, podemos concluir que a pessoa que procura seguir a Cristo, ouvir sua palavra e seus ensinamentos... PIMBA! Encontra o mapa!


Mas o versículo continua, diz também que não basta achar o tesouro, é necessário comprá-lo!! E mais do que isso, o valor do campo que abriga o tesouro é exatamente o valor de TODOS os bens que o felizardo caçador de tesouros possui...
Ai, complica... Achar um tesouro já não é coisa fácil, imagine vender TUDO que possui para comprar o bendito campo...

Deus não nos chamou para sermos parciais. Reparem o que diz o versículo na sequência:

“Outrossim, o reino de Deus é semelhante a um comerciante que busca boas pérolas. E, tendo encontrado uma pérola de grande valor, foi, vendeu TUDO o que tinha, e a comprou”

O preço de viver o Reino de Deus é simplesmente o valor da “venda” de TUDO que temos. A entrega de 10%, 30 ou 90% do que você tem, não é suficiente, o valor do Reino é tudo, é 100%.

Acredito que a vida cristã insossa, infrutífera e sem manifestações do poder de Deus, é o resultado do desejo de reter nossas “riquezas” pessoais.
Se não formos capazes de nos despojar de tudo, simplesmente não possuímos o Reino.

É interessante também, o fato de Jesus usar a palavra “venda”. Ele poderia ter dito que é necessário doar tudo que temos...
Mas, o que temos em nossa bagagem carnal não serve para ser doado para outros, na verdade não é beneficio para ninguém...

Mas quem, em sã consciência, iria se interessar em comprar esse patrimônio carnal, tão inútil?

É com muita surpresa e satisfação que afirmo:
Foi Ele, Cristo, quem comprou! E foi com alto preço! Preço de sangue, e não apenas de sangue, do sangue mais valioso, o mais puro.

E é ele mesmo quem nos dar a “grana” necessária para comprar o tesouro mais valioso da vida.

No amor de Jesus Cristo,

Carol.

Um comentário: